terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sobremesa gelada de caramelo

Fiz esta receita para participar num passatempo em que tinha de utilizar gelados Carte D'Or e ficou uma delícia, não podia deixar de partilhar!



Este molho de caramelo é uma gulosice, virão mais experiências com ele. A receita original é do David Lebovitz.

Ingredientes:

Molho de caramelo:

400 g de açúcar
400 g de natas
30 g de manteiga com sal
1/4 colher ed sobremesa de Flor de Sal (opcional)

Montagem:

200 g de bolachas digestivas
900 ml de gelado de caramelo
1 l de gelado de nata
Pepitas caramelizadas para decoração

Preparação:

Molho de caramelo:

1. Colocar o açúcar numa frigideira e levar a lume moderado, cozinhando sem mexer até que o açúcar comece a ficar líquido nos bordos.
2. Utilizando uma colher-de-pau, misturar delicadamente o açúcar derretido dos bordos com o açúcar ainda cristalizado do interior. Continuar até ficar com uma coloração castanha. Retirar do lume e adicionar rapidamente 1/3 das natas, misturando bem.
3. Adicionar as restantes natas e mexer lentamente. Quando ficar com uma aparência homogénea, adicionar a manteiga e o sal e armazenar no frigorífico(pode ser armazenado assim durante um mês).

Montagem:

1. No fundo de uma forma de fundo amovível de aproximadamente 22 cm de diâmetro, espalhar uma camada de bolachas digestivas partidas em pedaços grosseiros.
2. Cobrir com uma camada de gelado de caramelo (previamente colocado à temperatura ambiente durante alguns minutos, para que fique mais manuseável), de modo a obter uma camada lisa e homogénea. Se necessário levar ao congelador alguns minutos antes de passar ao passo seguinte.
3. Cobrir com uma camada de gelado de natas (previamente colocado à temperatura ambiente durante alguns minutos, para que fique mais manuseável), tendo o cuidado para que a superfície superior fique lisa. Levar ao congelador algumas horas antes de servir.
4. No momento de servir, cobrir com o molho de caramelo que pode ser previamente aquecido no microondas e polvilhar com as pepitas caramelizadas.

Pode também ser feito em formas individuais (como foi o caso), utilizando para tal formas pequenas de fundo amovível ou ramequins, colocando neste último caso as camadas por ordem inversa.

Espero que gostem!