Uma das recordações mais intensas, tidas como garantidas naquele momento, eram as padarias. Nunca me esquecerei da primeira vez que entrei numa. Uma miúda alentejana, cujos bolos de pastelaria conhecidos se limitavam ao pastel de nata e ao mil-folhas, ao entrar numa padaria suíça, não havia como não ficar deslumbrada. Confesso que não sabia o que comprar, era tudo tão diferente, e parecia tudo feito com o único propósito de embelezar as vitrines, assim muitas das vezes limitava-me ao mais básico, mas cujo cheiro no ar era inebriante, as brioches, cobertas com pérolas de açúcar. Divinas! Ainda que nenhuma das que tenha feito tenha o mesmo sabor e textura, sempre que o cheiro a brioche no forno se espalha pela casa, confesso que regresso a esse tempo e relembro tudo o que passou e vislumbro o que ainda se vai passar.
E é com esta brioche, totalmente diferente das que provei na Suíça, mas com o seu próprio valor, que participo na tertúlia de sabores do blog No Reino da Prússia, um blog lindo, cheio de inspiração, que festeja assim o seu primeiro aniversário.

Ingredientes:
210 g de puré de abóbora
2-3 colheres de sopa de leite
12 g de fermento fresco
1/2 colher de café de sal fino.
1 ovo batido
70 g manteiga meio-sal fria partida em cubos
50 g açúcar
440 g farinha T55
75 g de cranberries secos picados
Preparação:
1. Colocar os ingredientes pela ordem na MFP e seleccionar o programa massa (se necessário adicionar um pouco mais de leite pois depende da quantidade de água no puré).
2. Formar 3-4 bolas de tamanho igual e colocar numa forma de bolo inglês , deixar crescer durante meia hora.
3. Pincelar com uma mistura de ovo batido e leite e levar ao forno +/- 20 minutos a 180ºC.
Espero que gostem!