Já tinha feito algumas vezes pelo método tradicional do estica, espalha manteiga, estica de novo. Mas esta receita que vi no blog da gasparzinha é tão mais fácil e rápida. E ficou tão mas tão boa!
Com ela fiz enroladinhos de linguiça, de salsicha (usei metade de uma salsicha para cada um) e fiz também os folhadinhos de chèvre e pesto (também este caseiro).
Deixo apenas a receita da massa folhada. O passo-a-passo podem ver no blog No Soup for You
Ingredientes:
200g de manteiga sem sal, gelada
200g de farinha de trigo
40 a 90ml de água gelada (usei 40ml)
1/2 colher café de sal
Preparação:
1. Colocar todos os ingredientes no copo: 15 seg, vel 6.
2. Formar uma bola, enrolar em película aderente e levar ao frigorífico por 20 a 30 min.
3. Retirar a massa do frigorífico e esticar com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada (eu estico sobre papel vegetal). Quando necessário polvilhar a massa com farinha.
4. Formar um rectângulo com 20x40cm e dobrar em três, em envelope: a parte de cima até o meio e a parte de baixo para cima da primeira, formando uma dobra de carta.
5. Virar a massa dobrada de modo que ela fique perpendicular a si e abra a massa dobrada mais uma vez até formar um novo rectângulo igual. Repetir a dobra em carta, marque a massa com os dedos para deixar claro que já a dobrou duas vezes e enrolar na película para ir ao frigorífico por mais 20 a 30 min.
6. Repetir este processo pelo menos mais uma vez, idealmente mais duas. Na última vez antes de usar a massa deve repousar pelo menos 40 minutos.
Pode ser reservada no frigorífico até 5 dias ou no congelador até 4 meses.
Experimentem, vale mesmo a pena, e com pouco esforço.
Espero que gostem!