quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Creme brulée com especiarias

Já faço esta receita há alguns anos, quase 4, se não estou em erro. Saiu na revista Momentos de Partilha de 2011. Adoro o toque das especiarias, neste caso da Condimar.



Desta vez, fiz metade da receita, e rendeu 3 doses, que couberam perfeitamente na varoma, a dose completa é mais complicado de fazer na varoma. Podem fazer no forno em banho-maria, mas na minha opinião, na varoma fica muito melhor.

500 g natas*
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 vagem de baunilha
120 g açúcar
6 gemas

1. Começar por colocar as natas e as especiarias (usar apenas sementes da vagem de baunilha e guardar a vagem para fazer açúcar baunilhado) e progamar 10min/90º/vel1. Retirar do copo e reservar. 
2. Colocar no copo o açúcar e as gemas e bater 3min/vel4.
3. Programae 1 min/vel3, e deitar através do bocal da tampa as natas reservadas. Retirar para ramequins, coando com um passador, e reservar na Varoma
4. No copo limpo colocar água, a varoma e programar 30min/Varoma/vel1 (ou em alternativa, cozinhar por 20 minutos no forno em banho-maria). Retirar e deixe arrefecer por completo
5. Polvilhar com o açucar amarelo de preferência e queimar com o maçarico ou um ferro próprio.

*Podem substituir parte das natas por iogurte grego para reduzir a quantidade de gordura e colesterol. Cuidado na escolha das natas utilizadas, dêem atenção aos ingredientes pois muitas (a maioria) tem ingredientes a evitar! 

Espero que gostem!