quarta-feira, 9 de setembro de 2015

[Celíacos] Brownies de batata-doce e alfarroba - sem manteiga, sem farinha, sem açúcar refinado

Estes brownies são deliciosos!! Não duraram um dia e as filhotas adoraram! Para além de não ter farinha de trigo não tem açúcar refinado...mas são gulosos que só provando! :)


Com 2 super-ingredientes: alfarroba e batata-doce, com propriedades anti-inflamatórias, prevenção do cancro, baixo índice glicémico...etc. De notar que a alfarroba além de ter um sabor fantástico (a filhota não a distingue do chocolate, p.ex.), não tem efeito estimulante o que é excelente para ser utilizado em alimentos direccionados para crianças. Do óleo de côco falarei em maior pormenor em breve! 

1 batata doce assada
3 ovos
1/4 chávena de óleo de côco ou azeite
1/3 chávena de mel
3 colheres de sopa de côco ralado sem aditivos
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1/4 colher sobremesa de fermento químico

1. Colocar o forno a 175ºC.
2. No robot de cozinha (fiz na Yammi), começar por pulverizar o côco, para tal adicionar o côco, a farinha de alfarroba e o fermento e pulverizar 1 minuto na vel. 10. Reservar, 
3. No robot colocar a batata e passá-la a puré: 30 seg. vel 5. Adicionar os ovos, o óleo de côco ou azeite e o mel e misturar 30 seg. na vel. 4.
4. Adicionar os ingredientes secos reservados e adicionar 15 seg. vel.4.
5. Colocar numa forma rectangular previamente forrada com papel vegetal (ou untada com manteiga e polvilhada com farinha) e cozinhar 30 minutos. 

Depois mostro com o que acompanhei estes brownies :)

Expero que gostem! 

Adaptado de The Baking Bird