domingo, 12 de abril de 2015

[Limiano Ralado para Momentos Derretidos] Pizza com pesto de acelgas, beterraba e cogumelos

Fui convidada para participar neste desafio por parte da Limiano, com vista a divulgar o seu novo (e fantástico!) queijo ralado.


A inspiração tardou a vir, pois inicialmente não queria sugerir pizza, no entanto quando recebi este cabaz da Belong, por ser uma das 20 finalistas no passatempo Teka Blogs, os ingredientes maravilhosos que o compunham deram-me a ideia desta pizza, e que delícia que ficou. Adorei!!! Sem dúvida que o Limiano ajudou a tornar esta pizza já de si poderosa em algo único!

Fiz tudo na Cuisine Companion da Moulinex, pode, claro ser feito com qualquer outro robot ou com a ajuda dos tachos!

Pesto de acelgas

50 g de queijo de cabra seco
100 g acelgas arranjadas (sem a parte branca)
2 dentes de alho
40 amêndoas com pele
120 ml azeite
Sal e pimenta

1. Colocar todos os ingredientes excepto o azeite no robot e triturar 20 segundos na velocidade 12, se necessário baixar os conteúdos do copo e trirurar mais um pouco.
2. Adicionar o azeite pelo bocal com a máquina em funcionamento na velocidade 8. Guardar em recipiente esterilizado e hermeticamente fechado.

Massa da pizza

140 ml leite
100 ml água
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
420 g farinha de trigo
10 g Fermipan

1. Sem lavar o copo, aproveitando o resto do pesto para temperar a massa, colocar o leite, a água, o fermento e o açúcar e seleccionar 40º, velocidade 2, 1 minuto.
2. Colocar o sal e a farinha e seleccionar velocidade 5, 20 segundos e depois 2 minutos, velocidade 3.
3. Passado esse tempo podem deixar levedar no robot ou num recipiente tapado durante 30 minutos aproximadamente (geralmente selecciono 20 minutos e temperatura 35ºC para ajudar na levedação).

Montagem

Cogumelos frescos laminados
Beterraba cozida em tiras finas
Limiano Ralado
Mizuna

1. Começar por ligar o forno a 225ºC. Esticar a massa (eu estico sobre uma folha de papel vegetal), e colocar o pesto, os cogumelos e a beterraba, espalhar Limiano ralado a gosto.
2. Levar ao forno até estar cozido (aprox. 10 minutos).

Servir decorado com mizuna.

Espero que gostem, eu adorei a versatilidade e sabor deste queijo!