segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bolo-Rei escangalhado com Doce de Abóbora e Noz

Hoje festeja-se o dia da princesa cá de casa, mas o que venho partilhar convosco é o melhor Bolo-Rei que já comi. Em breve mostrarei-vos o bolo da princesa.


Ingredientes: 

70 g de açúcar
Casca de 1 laranja e de um limão
120 g de leite
70 g de manteiga
3 gemas
20 g de fermento fresco
20 g de sumo de laranja
30 g de vinho do Porto
420 g de farinha com fermento
1 pitada de sal
300 g de mistura de frutos secos (miolo de noz,pinhões,amêndoa,avelã,passas) e cristalizados
Doce de Abóbora e Noz Casa da Prisca
Gema de ovo para pincelar

Preparação na Yämmi: 

1. Pulverizar o açúcar com as cascas dos citrinos 15 segundos na velocidade 9 utilizando a lâmina de corte. 2. Trocar para a lâmina de mistura e juntar o leite, a manteiga e programar 30 segundos, 37º na velocidade 3 (para tal não é necessário retirar o conteúdo do copo).
3. Juntar as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto, a farinha aos poucos e finalmente o sal e bater mais uns segundos na velocidade 3.
4. Aumentar a velocidade até à velocidade 9 durante 30 segundos.
5. Selecionar 3 minutos, 37ºC na velocidade 2 para amassar.
6. Deixar repousar a massa no copo até levantar o copo medida (aprox. 1-2 horas), quando tal acontecer, misturar 15 segundos na velocidade 9.
7. Dividir a massa em 5 porções. Esticar a primeira no sentido longitudinal e aproximadamente com 10-15 cm de largura. Espalhar uma camada de Doce de Abóbora e Noz e os frutos secos a gosto. Proceder de igual com as restantes porções, sobrepondo todas. Dividir este rectângulo em 7. Dispôr estes rectângulos numa forma redonda, dando-lhes uma forma ligeiramente arredondada, para dar o efeito que se vê na foto
8. Decorar com amêndoa laminada, cerejas cristalizadas e pincelar com a gema de ovo e levar ao forno a 50º (2ªlevedação).
9.Quando tiver duplicado o volume, mudar a temperatura para 180º e esperar uns 20 minutos ou até estar cozido.

Preparação na MFP:

1. Começar por ralar os citrinos.
2. Introduzir todos os elementos líquidos,juntamente com o sal e o açúcar,na cuba da máquina,de seguida os sólidos (excluindo os frutos secos).
3. Ligar a máquina no programa Massa.Quando terminar esperar até duplicar de volume(30 a 60 minutos). 4. Retirar a massa, retirar-lhe o ar e amassar. Continuar a partir do ponto 7 da preparação pela Yammi.


Maravilhoso! Nada seco, adorámos!

Espero que gostem!