sábado, 28 de setembro de 2013

Bolo para um aniversário!

Com este bolo me junto à festa da querida Mariana do Receitas para a Felicidade, dona de um blog lindo e uma pessoa de coração grande!

E claro, para ela teria de trazer um bolo, que tentei que fosse de sabores tradicionais mas numa combinação e decoração merecedora da festa. É assim que vejo a Mariana, tradição com um twist.

E cá por casa, nada gera mais felicidade do que ir para a cozinha fazer um bolo. A filha junta-se logo à mãe, com a sua cadeira para se pôr à altura, ajuda e dá palpites. Depois vai buscar os seus acessórios põe-se a fazer "igual". Assim que o forno dá o sinal, avisa-me com enorme alegria que já cozeu. Rechear e decorar são os momentos mágicos, com ela ansiosamente à espera das "aparas" do bolo que molha no resto do recheio, a perguntar se pode raspar a espátula...eheheh...são momentos assim que fazem a vida e são estas pequenas/grandes coisas que levamos dela. E depois, claro, quando chega à altura de comer, que gulosa que ela me saiu. Cozinhar para quem amamos é das coisas que mais me enche o coração.

Ingredientes:

Bolo (Fonte: Sabores da Alma)

6 ovos
300 g açúcar
200 g farinha
1 colher de chá fermento em pó
100 ml água

Doce de ovos:

6 gemas
250 ml leite
250 ml açúcar

Merengue italiano (Fonte: Allrecipes)

6 claras
18 colheres de sopa de açúcar
Sumo de  1 limão e meio

Preparação:

Bolo: 

1. Separar as gemas das claras.
2. Bater as claras em castelo e as gemas com o açúcar.
3. Juntar às gemas, a água, a farinha e o fermento. Bater bem. Envolver lentamente as claras em castelo com a ajuda de uma espátula.
4. Dividir a massa em 3 porções. Coza cada porção individualmente numa forma untada, a 180ºC por cerca de 12 minutos. Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar e rechear com o doce de ovos.

Doce de ovos:

Numa caçarola meter o leite, as gemas e o açúcar e misturar, levar ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Arrefecer antes de usar.

Merengue italiano:

1. Misturar as claras com o açúcar e levar a banho-maria, mexendo sempre para não cozer as claras.
2. Quando tiver aproximadamente a temperatura de leite para um bebé, bater com a batedeira durante alguns minutos. Adicionar o sumo de limão e bater até estar em merengue bem firme.
3. Decorar com um saco pasteleiro e queimar com o maçarico.

Espero que gostem!