sábado, 2 de março de 2013

Cheesecake de chocolate

Este cheesecake é algo de maravilhoso! De textura semelhante a uma mousse mas com o sabor de um cheesecake, é inexplicavelmente delicioso!

Se algum dia escrever um livro, estará nas páginas centrais, aquelas nas quais em que sem querer abrimos e sentimos uma vontade enorme de o fazer...mesmo que o livro seja científico, ou de arte, assim farei, tal bom ele é :P

Para a base aproveitei um resto de Chocapic, aquele resto que fica no saco e não dá para 1 mas custa deitar fora. Podem usar bolachas de chocolate ou bolachas normais e adicionar cacau, como entenderem. Deixo aqui como fiz.

Ingredientes:

100 g de Chocapic
1 colher de sopa de manteiga derretida

150 g de chocolate de culinária em pedaços
300 g de queijo-creme
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de natas
2 ovos M

Coulis de framboesa (sem sementes)
Chantilly

Preparação:

1. Preparar a base: triturar o chocapic finamente e adicionar a manteiga derretida . Colocar no fundo de uma forma de aro amovível, pressionando bem. Levar ao forno a 180ºC durante 5 minutos.
2. Derreter o chocolate no microondas mexendo de pouco-a-pouco. Juntar os restantes ingredientes e misturar apenas até que fique homogéneo. Verter sobre a base de bolacha.
3. Levar ao forno a 175 ºC durante 50-60  minutos, ou até que pareça firme mas ao abanar estremeça apenas ligeiramente na região central.Findo esse tempo, desligar o forno e deixar arrefecer com a porta entreaberta.
4. Cobrir com coulis de framboesa (fiz colocando aprox. 200 g de framboesas, sumo de 1/2 limão, e 1 colher de sopa de açúcar amarelo, em lume brando até que fique homogéneo e cozido, depois passei por um passador de rede grossa para retirar as sementes.
5. Decorar com chantilly a gosto.
6. Reservar depois no frigorífico e servir frio.

Espero que gostem!