sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sexta-feira: Pizza de figos e presunto

Para uma sexta-feira à noite, quer-se algo que conforte e que seja rápido de comer e preparar. Esta pizza não podia ser mais adequada à estação, para aproveitar os últimos figos que nos rodeiam e se despedirmos deles em grande.

Fiz com figos lampo, que na minha opinião são perfeitos para serem cozinhados, mas também podem usar dos figos pingo de mel.

Ingredientes:

Massa (2 pizzas)

330 g de água morna
12 g de levedura fresco (ou 1/2 saqueta levedura seca)
1 colher de café de sal
530 g de farinha de trigo

Molho

1/2 cebola média
1 dente de alho
1 beringela pequena
1 lata de tomate de qualidade
1 punhado de aromáticas a gosto (manjericão, coentros, salsa, óregãos secos)
Sal q.b.

Montagem:

Queijo mozzarela ralado
Figos lampo (4-5)
Presunto de qualidade fatiado
Mel q.b.
Azeite q.b.

Preparação: 

Massa

1. Num recipiente fundo, colocar a água morna, o fermento e o sal e misturar com uma colher-de-pau. Adicionar a farinha e misturar até ficar homogéneo. tapar com um pano e deixar repousar num local quente e seco durante algumas horas.
2. Esticar a massa (pode usar-se o rolo da massa) na forma de círculos e levar ao forno pré-aquecido a 225ºC até estar cozida mas não dourada.
3. Reservar. Depois de arrefecida, pode congelar-se bem envolvida em película transparente ou dentro de um saco e ser retirada no momento da montagem.

Molho 

1. Refogar a cebola e o alho em azeite (Bimby: 3 minutos, temperatura 100ºC, velocidade 2)
2. Adicionar a beringela em cubos e saltear durante alguns minutos (Bimby: 3 minutos, temperatura 100ºC, velocidade 2).
3. Adicionar o tomate,as aromáticas e o sal e triturar tudo alguns segundos, levar ao lume até estar cozido, se necessário triturar mais um pouco (Bimby: 15 minutos, temperatura 100ºC, velocidade 3).

Montagem

1. Pincelar um pouco de azeite na superfície de cima da massa pré-cozinhada.
2. Cobrir com molho q.b. (o restante pode ser guardado no frigorífico e utilizado nas mais variadas receitas, como polpa de tomate ou pasta de tomate).
3. Espalhar pela superfície, fatias finas de figo lampo, fatias de presunto, rasgadas em pedaços mais pequenos e polvilhar com o queijo ralado. 
4. Levar ao forno pré-aquecido a 225ºC até estar dourado a gosto.
5. No momento de servir, deixar cair um fio de mel sobre a pizza.

Uma perdição!

Notas/sugestões:

- Para a pizza ficar no ponto, uso uma pedra de pizza (comprei na loja casa por 10 euros), e aqueço o forno durante 30 minutos para a pedra estar bem quente.
- Em época do tomate, obviamente pode e deve fazer o molho com tomate fresco, para isso usa-se  4-5 tomates, e cozinha-se durante mais alguns minutos, para secar a água até ficar a gosto.

Espero que gostem!