quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Folhados variados - Massa folhada caseira

Agora com a minha pequenina, tento fazer uma alimentação o mais natural possível, com o máximo de produtos de produção local e feito em casa (com a sua ajuda). Assim, para o aniversário dela, aventurei-me na massa folha caseira.

Já tinha feito algumas vezes pelo método tradicional do estica, espalha manteiga, estica de novo. Mas esta receita que vi no blog da gasparzinha é tão mais fácil e rápida. E ficou tão mas tão boa!



Com ela fiz enroladinhos de linguiça, de salsicha (usei metade de uma salsicha para cada um) e fiz também os folhadinhos de chèvre e pesto (também este caseiro).

Deixo apenas a receita da massa folhada. O passo-a-passo podem ver no blog No Soup for You

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal, gelada
200g de farinha de trigo
40 a 90ml de água gelada (usei 40ml)
1/2 colher café de sal

Preparação:

1. Colocar todos os ingredientes no copo: 15 seg, vel 6.
2. Formar uma bola, enrolar em película aderente e levar ao frigorífico por 20 a 30 min.
3. Retirar a massa do frigorífico e esticar com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada (eu estico sobre papel vegetal). Quando necessário polvilhar a massa com farinha.
4. Formar um rectângulo com 20x40cm e dobrar em três, em envelope: a parte de cima até o meio e a parte de baixo para cima da primeira, formando uma dobra de carta.
5. Virar a massa dobrada de modo que ela fique perpendicular a si e abra a massa dobrada mais uma vez até formar um novo rectângulo igual. Repetir a dobra em carta, marque a massa com os dedos para deixar claro que já a dobrou duas vezes e enrolar na película para ir ao frigorífico por mais 20 a 30 min.
6. Repetir este processo pelo menos mais uma vez, idealmente mais duas. Na última vez antes de usar a massa deve repousar pelo menos 40 minutos.

Pode ser reservada no frigorífico até 5 dias ou no congelador até 4 meses.

Experimentem, vale mesmo a pena, e com pouco esforço.



Espero que gostem!