segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cheesecake frio de limão

Este cheesecake sem cozedura é uma sobremesa perfeita para estes dias de calor deliciosamente insuportável! É fresco, não precisa de forno e claro..é bom!



A receita trouxe-a do blog Mel's Kitchen cake deixo aqui a minha versão.

Ingredientes:

Base:

200 g de bolacha digestiva
2-3 colheres de sopa de manteiga

Curd:

1 ovo e 1 gema de ovo
1/4 chávena de açúcar
pitada de sal
2 colheres de sopa de sumo de limão
Raspa de 2 limões (quem não for viciado em limão, pode usar menos)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de natas

Recheio:

1/4 de chávena de limão
2 3/4 colheres de café de gelatina em pó
3 embalagens de queijo-creme (usei 2 de queijo-creme e 1 de mascarpone)
3/4 chávena de açúcar
pitada de sal
1 1/4 chávena de natas à temperatura ambiente

Preparação no método tradicional:

1. Preparar a base: misturar a bolacha triturada com a manteiga derretida e forrar o fundo de uma base de aro, pressionando bem.
2. Preparar o curd: Bater o ovo, a gema, o açúcar, o sal e o sumo de limão e levar a lume brando, mexendo constantemente até que fique com uma textura espessa (3-4 minutos). Retirar do lume, juntar a manteiga e as natas e misturar. Passar a mistura por um passador de furos largos e refrigerar.
3. Preparar o recheio. Começar por misturar o sumo de limão com a gelatina, reservar aprox. 5 minutos enquanto a gelatina "amolece", depois levar ao microondas alguns segundos para que esta dissolva completamente.
4. Noutro recipiente, bater o queijo-creme, o açúcar e o sal até ficar cremoso. Juntar as natas e bater até ficar leve e homogéneo. Adicionar um pouco do curd refrigerado e o preparado da gelatina e bater. Verter sobre a base e decorar com o restante lemon curd. Levar ao frio algumas horas (mínimo 6 horas) antes de servir.

Preparação na bimby:

1. Preparar a base: misturar a bolacha triturada (alguns segundos, velocidade 10) com a manteiga derretida e forrar o fundo de uma base de aro, pressionando bem.
2. Preparar o curd: Pulverizar o açúcar e as cascas de limão durante 20 seg, velocidade 10. Juntar o ovo, a gema, o açúcar, o sal, o sumo de limão e a manteiga e misturar alguns segundos na velocidade 4. Seleccionar depois 80ºC, 6 minutos, velocidade 2. Juntar as natas e misturar alguns segundos na velocidade 4. Passar a mistura por um passador de furos largos e refrigerar.
3. Preparar o recheio. Começar por misturar o sumo de limão com a gelatina, reservar aprox. 5 minutos enquanto a gelatina "amolece", depois levar ao microondas alguns segundos para que esta dissolva completamente.
4. Na bimby (utilizando sem lavar, para enriquecer o creme com o resto de lemon curd), bater o queijo-creme, o açúcar e o sal até ficar cremoso alguns segundos na velocidade 4. Juntar as natas e seleccionar velocidade 4 até ficar bem batido (1 minuto, aprox.). Adicionar um pouco do curd refrigerado e o preparado da gelatina e bater mais alguns segundos na velocidade 4. Verter sobre a base e decorar com o restante lemon curd. Levar ao frio algumas horas (mínimo 6 horas) antes de servir.


Ummm...bom, bom! Espero que também gostem!