sábado, 11 de dezembro de 2010

Pizza de salmão, limão e alecrim

Na minha casa normalmente faço comida ou fazendo conta de sobrar ou mesmo fazendo o suficiente para duas refeições. Por muito que goste de cozinhar, não gosto de perder tempo e recursos desnecessários na cozinha, e ainda para mais nos dias de hoje em que temos de pensar em contenção, pois não sabemos o que o futuro nos reserva.

Assim a maior parte dos restos ou são convertidos num prato diferente ou são servidos tal e qual, pois não são poucos os pratos, principalmente de carne, em que ficam ainda melhores passado um dia.

Para além disso, tento sempre não deixar estragar os "restos" de ingredientes, e é nessa vertente que surge a minha sugestão para a iniciativa Culinária Reciclada, sugerida no blog Delícias e Talentos. A pizza pode ser uma refeição deliciosa, saudável e rápida de preparar. Nesta que hoje sugiro, usei um resto de massa Artisan com aproximadamente metade de farinha integral, e a cobertura foi toda ela feita com "restos".



Ingredientes:

Massa Artisan Bread
Manteiga aromatizada de limão e alecrim
Queijo creme
Salmão fumado
Paté de azeitonas

Preparação:

1. Aquecer o forno a 225ºC.
2. Esticar a massa sobre uma folha de papel vegetal e levar ao forno até ficar cozida mas antes de começar a dourar (eu coloco-a sobre a pedra da pizza).
3. Cobrir com a manteiga, sobre esta espalhar uma ligeira camada de queijo creme. Espalhar o salmão e uns montinhos de paté de azeitonas.
4. Levar ao forno até estar cozido a gosto (no meu caso foram uns 15 minutos, mas pode ser menos, visto tudo se encontrar já pronto a consumir).



Espero que gostem!