quarta-feira, 10 de Março de 2010

Folar alentejano - sem amassar

Adoro folar, mas unicamente o folar alentejano...e nem todos, mas apenas aquele com o sabor ao qual me habituei. Gosto de inovar em muita coisa, mas folar para mim, só há deste :).

Depois de o pão sem amassar se ter tornado o eleito por aqui, decidi tentar fazer o mesmo com o folar, e de facto, saiu perfeito! Assumo que funcione com os outros folares, mas é questão de experimentarem!



Usei a mesma receita do que a que já tinha postado aqui, apenas o modo de confecção foi diferente.

Ingredientes (2 folares):

150 g água
25 g de fermento padeiro fresco
175 ml de leite do dia
Creme fraiche ou natas frescas junto ao leite até perfazer os 325 ml
337 g açúcar
37 g manteiga
900 g farinha

2 ovos cozidos

Preparação:

1. Desfazer o fermento na água. Adicionar os restantes ingredientes, misturar. Quando tiverem bem misturados, tapar com um pano e deixar repousar algumas horas à temperatura ambiente.
2. Depois desse tempo pode colocar-se no frigorífico ou preferencialmente formar o folar, colocar o ovo e decorar a gosto. Levar ao forno a 150ºC até estar cozido (aprox. 30 minutos).

Deixar repousar aproximadamente 1 dia antes de servir.

Notas/sugestões:

- Para quem nunca provou estes folares não levam erva-doce nem canela, o seu aroma é dado pelo leite e pelas natas (ou derivados destas...).
- Este folar não deve levedar após estar preparado. Deve ser colocado imediatamente no forno, pois quer-se massudo.
- Podem utilizar em alternativa às natas, creme fraiche, iogurte grego, natas do leite ou uma combinação destes.

Espero que gostem!

41 comentários:

Xana disse...

Nunca provei folar alentejano, mas está com 1 aspecto de babar Argas :)
1 beijo

Sónia Paula disse...

Uma boa sugestão para a pascoa que está a chegar...
http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

Marinex disse...

querida ficou com um aspecto divinal e já que ando numa de folares prometo experimentar o teu, so nao sei se nao fico tentada a juntar canela e erva-doce... eu sei k nao é tradicional daí, mas dá um toque ao meu gosto eheheh... beijinhosssss

Eu Mulher disse...

Amiga, tem que deixar essa delícia repousar um dia?? Será que eu aguento?? hehehe


Bjs

Margarida disse...

Não sei que te diga mais.. Vou mesmo ter experimentar com a receita cá de casa. : )
beijinho

Trainee de Cozinheira disse...

Nunca provei folar, mas sempre que vejo imagino que devem ser bem gostosos!!
bjs
Maura

cacahuete disse...

Eu só li sem amassar. E os meus olhinhos saltaram logo das orbitas. Não é que eu não goste de amassar, porque gosto e muito. Mas por vezes o tempo não dá para tudo e nada como recorrer a receitas, mais fáceis e rápida. Bela sugestão para a Páscoa que caminha a passos largos.

Beijinhos

Isa Bettencourt disse...

O teu blog tá todo giro!
E esse folar está a condizer... manda vir uma fatiazinha ;) bjins ;)

Sandra G disse...

Pois eu sou como tu,adoro folares.
Ficou perfeito.

Bjs

Kristininha disse...

Um folar com uma confecção tão simples, só pode ter um sabor arrojado!!O aspecto é maravilhoso.

moranguita disse...

eu tambem nao conhecia este folar alentejano mas assim tao simples parece-me que terei de experimentar
beijinhos

Magia na Cozinha disse...

Eu nunca provei este pão, mas parece delicioso. Se não precisa sovar, é muito prático.
Eu só não compreendi muito bem o porque dos ovos cozidos. Seria por causa da Páscoa?
Bjs :)

Sónia Meirinho disse...

nao aprecio muito mas acho imensa piada à forma!!! é mesmo tipico!! beijos

Anabela disse...

Ja cheira á Pascoa por ai...,que maximo de folar,ficou lindo,bjs

belinhagulosinha disse...

ficou lindo o teu folar,deliçioso,óptimo aspecto

jinhos princesa

A Vida no Paraíso disse...

Olá Argas!
Já cheira a Páscoa por aqui!!
Beijinho

♥ mesa para 4 disse...

Ai ka bom, e eu que adoro folar, está perfeito vizinha :*

Pratos da Bela disse...

Miga que bom aspecto...
O meu pai também gosta de folar, mas do que eu faço com carnes á mistura.
Jnihos fofos

SoraiaSilva disse...

Já a lembrar a Páscoa :)
Beijinhos*

Elisabete disse...

Amiga, quando chega a esta altura também fico com uma vontade de fazer folar que nem imaginas. Será que este ano opto por fazer este teu, hum? Ficou com um aspecto delicioso. Beijinhos

Luísa Alexandra disse...

Que bom aspecto, imagino a delícia que por aí anda!!!!!
Tenho visto tantos folares de bom aspecto que se torna difícil escolher uma receita!

vivie disse...

uma maravilha para eu experimentar!
bjs amiga!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Nossa como fica lindo Argas, fiquei com vontade de provar esse folar! Bjinhos

Maria disse...

Ficou lindo Argas.
Se o folar for tão bom como o pão alentejano, então é uma delicia.
Não há pão melhor...
Bjns

ameixa seca disse...

Não amassar é sempre bom para mim :)

Carina disse...

Apesar de nunca ter provado, com esse aspecto ia mesmo adorar!!!!

Nhami nhami!!!!

Beijocas :)

Fla disse...

Não conhecia mas fiquei com vontade de experimentar.
Beijos

Mary disse...

Argas,
Ficou lindo o teu folar!
Tenho essa receita há imenso tempo para experimentar mas ainda não o fiz :):).


Bjinhos

Mary disse...

Argas,acho que me expliquei mal.
Tenho a receita não do folar mais,sim a do pão de cinco minutos,que andava anda em quase todos os blogs.

Bjinhos

Moira disse...

Uma das coisas boas da vida é o folar alentejano amassado pela avó do meu compadre, nunca consegui igualar aquele sabor e já nem tento.
Tal como o pão alentejano são uma verdadeira delícia.
Ultimamente faço quase tudo sem amassar e tem dado certo, e a massa até fica melhor quando guardada no frigorifico por mais de dois dias.
Beijocas
Moira

Figos & Funghis disse...

Oi Argas! Adorei esta receita, é bem diferente mesmo, mas fica com um aspecto maravilhoso!
Esses dias estava sentindo falta de receber suas receitas e quando fui conferir não era mais sua seguidora, e não sei até agora como foi que isso aconteceu!!! Estou chocada! Será um problema do blogger? O importante é que já me atualizei do que perdi e já estou te seguindo novamente para não perder mais nadinha!

Bjinhos

Nereime disse...

Essa receita é uma novidade para mim, achei lindo!
bjs

primata disse...

tenho que experimentar este folar, parece-me bom
um bjinho amiga

Marina disse...

Os sabores do Alentejo são divinos!
Este ano também quero tentar fazer um folar. Mas acho que não vou além da MFP... He, he.
Parabéns pelo teu folar!
Beijinho.

Suzi disse...

Artisan Folar! Espectacular, Argas! Deve ser muito bom! Beijinhos

Luna disse...

Confesso que nunca provei folar e agora de saber q se pode fazer sem amassar fiquei ainda com mais vontade de testar :) beijinhos e bom fim-de-semana

Mari - Strawberrycandy disse...

Nunca provei o folar alentejano!
Mas deve ser óptimo! O teu ficou lindo!
Beijinhos

Smsn - artes e ideias disse...

ficou excelente

smsn.artes

Vera Ferraz disse...

Este folar tem mesmo aquele aspecto caseirinho delicioso!

VóLeta disse...

Deve ser muito bom. Mas, será que posso adicionar carnes frias ???
Como o folar de trás-os-montes )

argas disse...

@VóLeta

VóLeta, penso que não, tem uma textura e sabor completamente diferentes.