terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bolo de aniversário perfeito

Hoje é mais um dia especial. A minha avó Egilde, mãe do meu pai festeja os seus 82 anos...tem sido uma vida de muito trabalho, muitas doenças, ainda a semana passada a saúde dela passou por um mau bocado, mas felizmente, cá estamos todos para festejar mais este dia!

Para tal fiz-lhe um bolinho...aliás fiz dois, o primeiro não correu bem. Para não correr o risco de ter de ir para a cozinha outra vez...fiz uma receita que só podia ser infalível, o "Perfect Party Cake" da Dorie Greenspan. Para recheio fiz o doce de ovos das minhas natas do céu (receita aqui) e para cobertura fiz a cobertura eleita daqui de casa (receita aqui), polvilhei com côco ralado e decorei com morangos mergulhados em chocolate de leite derretido.

Não posso é dizer se ficou bom, pois só vai ser partido à tarde, mas só posso imaginar e esperar que sim!



Ingredientes:

2 1/4 chávenas de farinha para bolos
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 colher de sobremesa de sal
1 1/4 chávenas de buttermilk (ou leite)
4 claras
1 1/2 chávenas de açúcar
Raspa de 2 limões
110 g de manteiga à temperatura ambiente

Preparação:

1. Peneirar a farinha, fermento e sal para um recipiente.
2. Noutro recipiente colocar o buttermilk e as claras e bater.
3. Noutro recipiente juntar o açúcar com a raspa, misturar, juntar a manteiga e bater até ficar cremoso. Adicionar 1/3 da mistura da farinha, bater, juntar 1/2 da mistura do buttermilk e bater. Adicionar depois 1/2 da mistura restante da farinha e bater. Juntar a restante mistura do buttermilk, e por fim a restante farinha, batendo bem entre cada adição. Por fim, bater durante alguns minutos, para a mistura ficar bem arejada.
4. Levar ao forno a 175ºC até estar cozido (aprox. 40-50 minutos). Deixar arrefecer antes de rechear e decorar.



Para além do aniversário da avó, é também o 1ºaniversário deste cantinho...faz 1 ano que foi para o ar! Quero agradecer a todos os que me visitam! Adoro partilhar as minhas coisas mais ou menos estranhas com vocês!

Aqui fica o top das receitas mais comentadas destes últimos 12 meses:



Obrigado a todos por tudo! Um obrigado especial à minha amiga belinha, que me tem incentivado sempre! Adoro-te amiga!