terça-feira, 7 de junho de 2016

Pão de frigideira em 5 minutos - sem glúten

Na semana passada recebi uma questão de uma seguidora em como tornar o meu pão de frigideira mais saudável, e de facto, não sei como não me tinha já ocorrido fazer o meu pão sem glúten na frigideira. Por vezes é mesmo falta de pensar, estando a cabeça ocupada com tanta coisa :)

Assim fiz e ficou perfeito. Utilizei a minha receita de pão sem glúten já aqui partilhada e cozinhei-a na frigideira. Ficou perfeito! E não é que gostei mais do que do resultado no forno? A vida tem destas coisas, e como tal deixo um obrigado à Marisa por me ter colocado a pensar :D


Então, já sabem, é super-simples. Basta misturar as farinhas com a colher-de-pau, podem deixar levedar 30 minutos e reservar no frigorífico até 5 dias num recipiente tapado ou se estiverem com pressa nem precisam de deixar levedar :) E depois basta cozinhar numa frigideira e voilá! Pãozinho quentinho em 5 minutos!

70 g farinha trigo sarraceno
140 g farinha sementes girassol
170 g polvilho doce
1 colher sobremesa mel de rosmaninho
1 colher de sopa de azeite
Sal qb
1 colher café bicarbonato de sódio
1/2 saqueta levedura sem glúten
200 ml água

1. Misturar todos os ingredientes com uma colher-de-pau. Tapar e deixar levedar (em alternativa, pode utilizar-se de imediato, ficando o resultado ligeiramente diferente).
2. Colocar umas colheradas de massa na frigideira já quente, espalhar com a colher. Tapar a frigideira e deixar cozer em lume brando, aprox. 4 minutos.


3. Virar e deixar cozer mais um minuto.


Top! Espero que gostem! Aqui em casa ficou aprovadíssimo!