quinta-feira, 9 de junho de 2016

Como fazer o melhor ovo frito?

Adoro ovos! E adoro aquela gema ali a escorrer, com a clara bem cozida sem estar requeimada! Quem não gosta?! E mais, mesmo quem gosta da gema mais cozida, certamente que não gosta da clara requeimada, não é verdade?


Vou então explicar como faço. Precisam de ovos, de preferência de galinhas de solo, criadas de modo consciente e naturalmente ricos em ómega3! Necessitam de uma frigideira (eu uso a minha wok), tampa e tempero a gosto. Apenas isso? Não...falta "um" ingrediente secreto: óleo de coco!

Nesta receita geralmente utilizo o óleo de coco da Óleos Vida, do qual já aqui vos falei. Uma excelente fonte em vários nutrientes interessantes, com os quais não vos vou saturar mais ;)

1. Colocar um pouco de óleo de coco na frigideira e deixar aquecer (aprox. 1 colher de sobremesa). Se assim entenderem podem retirar o excesso com papel absorvente, de modo a que apenas fique lubricado.
2. Abrir o ovo e deixar cozer um pouco em lume brando (aprox. 1 minuto - 1 minuto e meio). Aproveitar esse momento para temperar. (Se quiserem a gema mais cozida, neste ponto coloquem o bico no mínimo e deixem cozinhar por uns 4-5 minutos).
3. Tapar, esperar uns 10 segundos e desligar o bico. Deixar repousar uns minutos (3-4) e deverá estar perfeito!


Pode ser necessário re-ajustar os tempos com as vossas frigideiras, a fonte de calor utilizada, a gordura e até o tamanho e composição do ovo, mas os tempos andarão à volta disto.

Nota: Podem usar azeite se preferirem ou até água :)

Experimentem!