sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Risotto de Polvo

Fiz esta receita para um passatempo natalício, do qual fui uma das vencedoras, o que, claro, me deixou muito feliz.Mas o melhor mesmo, é que este risotto é fantástico! Adoro a combinação de sabores, adoro meter legumes onde eles devem ser chamados :)



Deixo a preparação na Cuisine Companion e no método tradicional, a reeita dá para duas, três pessoas:
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
1 cenoura ralada
200g de vinho branco
400g de caldo de polvo (200 g água da cozedura + 200 g água)
Sal e pimenta
200g de Arroz Carnaroli Pato Real
1 colher sopa de manteiga
40g Queijo Saloio

Tradicional:

1. Começar por cozer o polvo até que este fique tenro. Cortar em pedaços pequenos e reservar o polvo assim como um pouco da água de cozedura.
2. Refogar no azeite quente a cebola e o alho picados.
3. Juntar o arroz e a cenoura ralada e deixar fritar ligeiramente. Acrescentar o vinho e os temperos e deixar que levante fervura e o álcool evapore.
4. Adicionar o polvo e aos poucos, adicionar o caldo da cozedura do polvo, esperando que o arroz o absorva e só então colocando mais, mexendo sempre. Este processo de cozedura do arroz dura entre 18 a 20 minutos.
5. Entretanto cozer ao vapor os bróculos e o camarão.
6. Quando o arroz estiver pronto, apagar o lume e envolver o queijo e a manteiga.

Deixar repousar uns dois minutos e servir de imediato, colocando o camarão arranjado e os bróculos no prato do risotto no momento de servir.


Cuisine Companion:


1. Começar por cozer o polvo em 500 ml de água no programa Steam. Coar e reservar a água a cozedura e cortar o polvo em pedaços pequenos e reservar o polvo.
2. Na taça colocar azeite, cebola e alho picado e refogar, com o acessório misturador P1 de Cozedura Lenta durante 5 min.
3. Colocar o vinho e o arroz e seleccionar o programa P1 de cozedura lenta durante 3 min.
4. Adicionar a cenoura ralada, o polvo e o caldo de polvo, no cesto colocar os bróculos e o camarão e seleccionar o programa P3 de Cozedura Lenta a 95⁰C durante 20 min com a tampa de regulação de vapor na posição adequada para risotto.
5. Adicionar a manteiga e o queijo ralado e misturar na vel.2, a 95⁰C, durante 2 min.
6. Retirar da taça, aguardar 2 minutos e servir.


Espero que gostem!