quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cheesecake de Chocolate branco com Curd de limão e framboesas

Esta foi uma das sobremesas da passagem de ano. Gostámos muito, é, aliás, uma combinação de sucesso: chocolate branco + framboesas + limão!


Deixo aqui o modo de preparação Na Bimby/Yammi. Já as natas batidas, bato sempre no Speedy Chef, para isso basta 200 ml de natas (uso das frescas do Aldi - sem aditivos) e 1-2 colheres de sopa de açúcar em pó.

Base:

220 g de bolachas digestivas
100 g de manteiga derretida

Cheesecake:

600g de queijo creme  (usei Quark + Mascarpone)
200g de chocolate branco
100g de açúcar
4 ovos

Curd de limão:

200ml de sumo de limão
3 ovos
150g de açúcar
75g de manteiga
1 c. sopa de amido de milho (Maizena)
Raspas de 1 limão

Preparação:

Base: 

1. Colocar as bolachas no copo e dar 2 ou 3 golpes de turbo. Juntar a manteiga e misturar 10 seg /vel. 6. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de uma colher para alisa. Colocar no frogorífico enquanto se prepara o cheesecake.

Cheesecake: 

1. Colocar o chocolate partido no copo e pulverizar uns segundos na vel 5-7-9. Programar 4 min/37º/vel 2. Quando estiver derretido juntar os ovos um a um e misturar bem na vel. 3-4. 
2. Adicionar o açúcar e o queijo creme e misturar uns segundos na vel 4, até obter um creme homogéneo. Verter na forma. Colocar um recipiente com água a ferver no forno para evitar que o cheesecake fenda e levar ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos a 160ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.

Curd de limão:

Colocar no copo todos os ingredientes e misturar 20 seg /Vel 4. Programar 7min/80º/Vel 3. Retirar e reservar no frigorífico para engrossar.

No dia seguinte, cobrir o cheesecake com o curd de limão, natas batidas, framboesas e decorar com amêndoa picada tostada e flores comestíveis.

Espero que gostem!