segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Globo dourado de Gelatina de Vinho Branco e Mousse de Chocolate Branco

O Natal já terminou, mas ainda tenho algumas receitas que fiz para a ocasião. Estes globos dourados fiz com o intuito de participar num passatempo em que se pretendia uma receita criativa, original e natalícia, adorei o resultado, uma surpresa deliciosa! Infelizmente nem a minha, nem outras receitas criativas e originais foram as vencedoras. Por vezes mais vale mais do mesmo :)


Para a Gelatina:

500 ml de Vinho Branco de qualidade
180 g de Açúcar de Cana com Stevia Canderel
1 colher de sopa de sumo de limão cuado
10 folhas de gelatina neutra

Flores Comestíveis
Decorações Comestíveis (podem utilizar estrelas de açúcar da Vahiné)
Framboesas frescas

1. Começar por levar o vinho ao lume com o açúcar e deixar em fervura leve durante aproximadamente 10 minutos.
2. Entretanto colocar a gelatina partida em pedaços a humedecer em água.
3. Adicionar o sumo de limão à calda de vinho e misturar e adicionar as folhas de gelatina escorridas e misturar até dissolver.
4. Colocar aproximadamente metade do preparado nos recipientes escolhidos, e colocar a framboesa e algumas estrelas comestíveis. Colocar no frio até solidificar.
5. Colocar o restante preparado de gelatina sobre o anterior já solidificado e colocar as flores comestíveis e mais algumas estrelas comestíveis. Levar ao frio até ao momento de servir.

Para a Mousse de Chocolate Branco:

170 g mascarpone
100 ml de natas frescas
50 g de chocolate branco

1. Derreter o chocolate em banho-maria.
2. Entretanto, bater as natas até que fiquem firmes, adicionar a mascarpone e bater. Adicionar o chocolate derretido e bater até incorporar.
3. Colocar no frigorífico até ao momento de servir. Nesse momento deve retirar-se com duas colheres de sobremesa e colocar sobre a gelatina.

Espero que gostem!