sábado, 3 de agosto de 2013

Minestrone de verão - Rápido

Há uns dias atrás,  estava a ver o Jamie Oliver no único canal que vejo e dei com algo assim, que claro, não apontei! Mas fui ver as suas dicas no livro "Jamie Oliver Cozinha na Itália", fiz e adorámos o resultado final.

Podem usar os legumes que entenderem, adequados à estação e aqueles que tenham em abundância. A ideia é mesmo a de enriquecer a sopa usando legumes da época! Assim, a receita será sempre subjectiva.

Para acompanhar, grelhei uns bifes de porco, mas penso que irá bem com qualquer carne ou até nenhuma! E com essa carne fiz o caldo. Vamos então à receita!


Ingredientes:

Azeite
Presunto
1-2 cebolas vermelhas
2-3 cenouras descascadas e cortadas em quadrados
1/2 cabeça de funcho picado
3 dentes de alho descascados e picados
1 pé de manjericão
1 tomate comum descascado
1 curgete cortada em quadrados pequenos
150-200 g de feijão verde arranjado
500 ml de caldo de carne (aprox.)
50 g de esparguete seca
1 ramo de tomate-cereja
200 g de feijão cozido

Preparação:

1. Comecei por fazer o caldo de carne, cozendo a carne durante alguns minutos. Reservei a carne.
2. Fazer o soffrito, aquecendo o azeite, o presunto em tiras, as cebolas, as cenouras o funcho, o alho, os talos de manjericão finamente picados e o feijão verde. Deixar refogar em lume brando, com a tampa semi-destapada durante uns minutos. Deve ter aparência mole mas sem se queimar!
3. Adicionar o tomate comum e as curgetes e refogar mais uns minutos.
4. Adicionar o caldo quente, o feijão escorrido e o ramo de tomate-cereja. Partir a massa e adicionar. Levar tudo a cozer, com a tampa semi-destapada até estar cozido. Temperar com sal e pimenta.
5. Entretanto, terminei de grelhar a carne e depois piquei um pouco de alho e salsa em azeite e passei a carne em tiras por esse molho.
5. Servir o minestrone polvilhado com folhas de manjericão e com um fio de azeite a acompanhar a carne.

Notas/sugestões: 

- Tenho o hábito de guardar a parte mais gorda ou mais seca do presunto no congelador e usar depois em substituição do bacon.

Espero que gostem! Agora, vou à praia!! :)