quarta-feira, 24 de julho de 2013

Bolo tipo Chiffon de limão e natas

Tem sido fantástico ver todas as receitas que foram surgindo dos blogues que fizeram parte desta batalha! Houve receitas que adorei e a experiência foi maravilhosa.

E assim surge o último dia da Batalha de blogs Parmalat. E com ela trago um bolo simples no qual as natas Parmalat estão presentes nos três componentes.

Andei em experiências para o bolo e nada me satisfez, assim, numa mistura de receitas saiu o melhor bolo Chiffon que já provei, onde a introdução das natas Parmalat fez toda a diferença. O Curd de limão é já receita habitual aqui de casa, é uma receita mais leve onde parte da manteiga é também substituída por natas. E por fim a cobertura, um Buttercream de merengue suiço.


Ingredientes:

Bolo

6 ovos 
1 1/2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de água
1/4 chávena de natas para bater Parmalat
2 colheres de chá de sumo de limão
raspa de 1 limão
1 3/4 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 colher de café de sal

Curd de limão

2 ovos e 2 gemas de ovo
a 1/2 chávena de açúcar
pitada de sal
4 colheres de sopa de sumo de limão
Raspa de 2 limões
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de natas para bater Parmalat

Buttercream de merengue suiço

2 claras
250 g açúcar granulado
340 g de manteiga à temperatura ambiente
50 ml de natas
Extracto de baunilha

Preparação:

Bolo

1. Bater as gemas com o óleo, água, natas, sumo de limão, raspa de limão e sal.
2. Noutro recipiente juntar a farinha, o fermento e 1 chávena de açúcar e bater uns segundos com a batedeira, para arejar.
3. Juntar a mistura das gemas e bater apenas até ficar homogéneo.
4. Num outro recipiente, bater as claras até ficarem em espuma e adicionar o restante açúcar (1/2 chávena).
5. Adicionar delicadamente o merengue ao preparado anterior.
6. Levar a cozer em 3 formas devidamente forradas com papel vegetal a 180ºC durante aproximadamente 20 minutos (atenção não cozer demasiado).
7. Deixar arrefecer antes de prosseguir.

Curd de limão

1. Bater os ovos, as gemas, o açúcar, o sal, a raspa e o sumo de limão e levar a lume brando, mexendo constantemente até que fique com uma textura espessa (3-4 minutos).
2. Retirar do lume, juntar a manteiga e as natas e misturar. Passar a mistura por um passador de furos largos e refrigerar.

Buttercream de merengue suiço

1. Num recipiente que possa ir a banho-maria, bem limpo, colocar as claras e o açúcar. Batendo ao de leve com a vara de arames, levar ao lume, até que o açúcar se dissolva mexendo sempre.
2. Retirar do lume, e bater com a batedeira eléctrica até que fique em merengue (claras levantadas e com aspecto sedoso), batendo com baixa velocidade, adicionar a manteiga e bater até que fique homogéneo e cremoso. Adicionar as sementes de baunilha e as natas, bater até ficarem bem misturadas.
3. Usar e servir à temperatura ambiente.

Montagem:

1. Rechear ambas as camadas com o curd de limão.
2. Cobrir com a buttercream e levar um pouco ao frigorífico antes de prosseguir.
3. Para fazer a decoração em amarelo, basta misturar ligeiramente um pouco de corante em gel amarelo a parte do buttercream. Bico usado 1E.

Espero que gostem! Sirvam-se! 


Hoje é também o dia de aniversário da minha querida amiga belinhagulosa  e o seu aniversário festejo com este bolo, com pena de ser à distância. Parabéns amiga!