quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Baklava - massa filo caseira

Esta receita surge aqui pois pareceu-me perfeita para participar no passatempo de aniversário do maravilhoso blog Delícias Cá de Casa, e claro, deixei para o último dia :).

Já tinha postado a receita por aqui, fiz algumas alterações básicas no recheio, nomeadamente proporção de frutos secos, fruto do momento, do que tinha mais à mão e do que me apetecia. Mas a grade alteração foi que usei massa filo caseira, que fiz pela primeira vez, graças à Cristina do alentejaníssimo blog Olhapim.

Massa Filo, super-fácil e relaxante. Amei. 



Massa Filo: 

400g de farina de trigo
200 ml de agua quente
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de café de sal
Amido  de milho q.b. 
Papel manteiga
 
1. Deitar para uma taça a farinha, no meio desta a água quente com o azeite e o sal. Mexer tudo com uma colher de pau até ficar com uma bola. 
2. Deitar a massa para cima de uma pedra e amassar muito bem por 5 a 8 minutos, até ficar com a superfície lisa. 
3. Embrulhar em película aderente, depois num pano e deixar repousar por duas, duas horas e meia à temperatura ambiente (se for no inverno num local quente).
4. Pode fazer-se esta massa de véspera muito bem embrulhada em película aderente e de seguida num pano.
5. Dividir a massa em 6 porções e polvilhadas com um pouco de farinha de amido de milho, deixando-as em cima de um pano tapadas. Começar por trabalhar cada porção de massa. Primeiro estender com o rolo da massa e depois na máquina de massa fresca. Na máquina passar a massa 2 vezes por cada abertura, da mais larga para a mais apertada. Ficará com umas folhas fininhas de massa. Colocar cada folha de massa entre duas folhas de papel manteiga para não secarem.

Baklava: 

1 3/4 chávenas mais 8 colheres de sopa de açúcar (separado) 
1 1/2 colheres de chá de raspa de laranja 
1 1/4 chávenas de sumo de laranja natural 
1 1/2 colheres de chá de cardamomo moído 
2 chávenas de pistáchios tostados 
1 chávena de amêndoas tostadas 
2 colheres de chá de canela moída 
220 g de creme vegetal de soja
480 g de massa filo (1 receita, se for caseira) 

 1. Num recipiente colocar 1 3/4 chávenas de açúcar, a raspa e o sumo de laranja e levar ao lume baixo-médio, mexendo para dissolver o açúcar até formar uma calda (se deixarem espessar demais, juntar um pouco de água e levar ao microondas no momento de servir). Juntar o cardamomo e reservar. 
2. Colocar os frutos secos, o restante açúcar e a canela num processador e triturar um pouco. 
3. Num recipiente que possa ir ao forno, usando um pincel, untar o fundo com manteiga derretida. Colocar 1 folha de massa filo, voltar a untar e repetir, sobrepondo 10 folhas de massa. Sobre esta camada, espalhar metade da mistura de frutos secos. Voltar a sobrepor, tal como descrito acima, 10 folhas de massa filo, sobre estas espalhar a restante mistura de frutos secos e por fim, voltar a sobrepor novamente 10 camadas de massa. 
4. Com uma faca bem afiada, fazer cortes diagonais em paralelo e cruzados (imagem abaixo), na camada superior. 
5. Untar a camada superior com manteiga e levar ao forno a 180 ºC até estar dourado (50 minutos aproximadamente). Espalhar a calda sobre a baklava quente. Arrefecer. No momento de servir cortar nas linhas anteriores até ao fundo. 

Maravilha! Raquelita, espero que gostes :) 

Amanhã, teremos surpresa aqui no blog!