segunda-feira, 28 de maio de 2012

Almôndegas do Jamie

Por mais voltas que dê, o Jamie Oliver é o meu cozinheiro preferido, a combinação de sabores da sua cozinha, a sua genica e os seus ideais vão em tudo de acordo com os meus. E mais uma vez esta receita agradou em pleno.

Aproveitei também esta receita para experimentar o Molho da Compal, refogado de tomate com azeite Gallo. É um molho excelente, bem saboroso que me poupou algum tempo. Deixo aqui como fiz.


Ingredientes para 5-6 pessoas (Adaptado de Jamie Oliver):

Carne

500 g de carne de vaca, porco ou mistura
2 hastes de alecrim fresco
1 colher de sobremesa de oregãos secos
1 colher de sobremesa de massa de alho
Sal q.b.
1 ovo
1 fatia de pão
Azeite q.b.

Molho

1 frasco de molho de tomate Compal Refogado (500g)
300 g de água
Manjericão fresco (algumas folhas)
Azeite
Sal

Preparação (bimby):

1. Triturar o pão com o alecrim alguns segundos na velocidade 10.
2. Noutro recipiente colocar a carne e adicionar o preparado anterior, os oregãos, a massa de alho e o ovo. Temperar com sal e misturar tudo muito bem.
3. Formar as bolas, pressionando bem, deve render aproximadamente 24 almôndegas. Envolvê-las num pouco de azeite e deixar repousar no frigorífico.
4. Numa frigideira, colocar um pouco de azeite e dourar as almôndegas, sem as cozinhar demasiado. Colocá-las no recipiente da varoma.
5. No copo da bimby, colocar todos os ingredientes. Colocar a varoma e seleccionar 30 minutos, varoma, velocidade 1. No fim desse tempo confirmar se estão cozidas e se necessário seleccionar mais tempo (nesse caso, deve confirmar-se a quantidade de água).
6. Reservar as almôndegas com o molho num pirex.
7. No copo da bimby (sem lavar), colocar 1000 g de água e sal. E seleccionar 10 minutos, varoma, velocidade .
8. Findo esse tempo, pelo bocal da tampa, adicionar o esparguete (a quantidade necessária para o número de pessoas a servir), e seleccionar varoma, 15 minutos, colher inversa. Faltando 5-7 minutos, colocar no recipiente varoma destapado o pirex com as almôndegas.


Servir assim simples ou polvilhado com queijo ralado.

Bom mas bom! Tenrinhas e saborosas! :)