domingo, 6 de junho de 2010

Berbigão à Bulhão pato

Nestes dias ando em modo "bimby", sempre a tentar ver o que posso fazer lá, e acho que esta é uma das coisas que a bimby permite, é organizar muito bem as nossas experiências na cozinha, para tirar o maior proveito da máquina. Sobra muito tempo, e os pratos saem à nossa vontade, pois mesmo que tenhamos de ir buscar uma receita base, podemos adaptá-la ao modo como a faríamos no tacho. Para além disso, vemos-se a fazer receitas que não faríamos normalmente, pois nela tudo é extremamente fácil.

Confesso que tinha receio quanto à questão da lavagem, pois, como diz no meu perfil, odeio lavar loiça, e até nisso a máquina surpreendeu, pois apesar de não se lavar sozinha, faz uma pré-lavagem rápida sempre que necessário, facilitando em muito a lavagem entre utilizações, se não quisermos esperar pela máquina de lavar loiça, pois toda ela pode ir à máquina (excepto a parte eléctrica, obviamente).

Desde que a tenho, já fiz muita coisa, uma delas foi este berbigão, que ficou excelente acompanhado por um pão de alho e ervas. A receita do pão encontrei no blog da gasparzinha, apenas fiz em formato de bolinhas. A receita base do berbigão do fórum da bimby.



Ingredientes:

1 kg berbigão demolhado
15 g de azeite
25 g de vaqueiro
Dentes de alho picados(usei 10)
100 g de vinho branco
Sal e pimenta
Coentros ou salsa
Sumo de limão

Preparação na bimby:

1. Deitar no copo cerca de o azeite, o alho picados, o vinho branco, sal e pimenta na velocidade 1, temperatura Varoma cerca de 20 a 25 minutos.
2. Colocar o berbigão na varoma.
3. Findo o tempo, deitá-los numa travessa, colocar o molho por cima, polvilhar com os coentros picados grosseiramente, espremer um limão e deixar repousar uns minutos antes de servir.

Preparação no método tradicional:

1. Numa frigideira, colocar o azeite a manteiga e o alho e salteá-lo durante alguns segundos.
2. Adicionar o berbigão, mexer, adicionar o vinho, temperar e deixar apurar até que estejam todos abertos.
3. Deitá-los numa travessa, polvilhar com os coentros picados grosseiramente, espremer um limão e deixar repousar uns minutos antes de servir.

Uma delícia, extremamente simples, e agora com estes calores, servido com uma limonada (made in bimby, claro) ou um vinho verde meio-seco...ummm :)

Espero que gostem!