domingo, 18 de abril de 2010

Baklava com calda de laranja e cardamomo e flores de lavanda

Desta vez para o desafio do blog Delícias e Talentos temos de sugerir receitas com laranja. Depois de muito pensar, optei por uma sobremesa, que é considerada das melhores do mundo, a Baklava.



Optei por fazer uma receita que encontrei no blog So Many Recipes, apenas substitui os frutos secos sugeridos pelos que tinha mais à mão (pinhões e passas de uva) e fiz apenas 1/4 da receita (deu para 2-4 pessoas). E aproveitei para estrear as flores de lavanda que uma alma caridosa me enviou!

Ingredientes:

1 3/4 chávenas mais 8 colheres de sopa de açúcar (separado)
1 1/2 colheres de chá de raspa de laranja
1 1/4 chávenas de sumo de laranja natural
1 1/2 colheres de chá de cardamomo moído
2 chávenas de pistáchios tostados
1 chávena de amêndoas tostadas
2 colheres de chá de canela moída
220 g de manteiga derretida (não foi necessário tanta)
480 g de massa filo
Flores de lavanda secas

Preparação:

1. Num recipiente colocar 1 3/4 chávenas de açúcar, a raspa e o sumo de laranja e levar ao lume baixo-médio, mexendo para dissolver o açúcar até formar uma calda (se deixarem espessar demais, juntar um pouco de água e levar ao microondas no momento de servir). Juntar o cardamomo e reservar.
2. Colocar os frutos secos, o restante açúcar e a canela num processador e triturar um pouco.
3. Num recipiente que possa ir ao forno, usando um pincel, untar o fundo com manteiga derretida. Colocar 1 folha de massa filo, voltar a untar e repetir, sobrepondo 10 folhas de massa. Sobre esta camada, espalhar metade da mistura de frutos secos. Voltar a sobrepor, tal como descrito acima, 10 folhas de massa filo, sobre estas espalhar a restante mistura de frutos secos e por fim, voltar a sobrepor novamente 10 camadas de massa.
4. Com uma faca bem afiada, fazer cortes diagonais em paralelo e cruzados (imagem abaixo), na camada superior.
5. Untar a camada superior com manteiga e levar ao forno a 180 ºC até estar dourado (50 minutos aproximadamente). Espalhar a calda sobre a baklava quente. Arrefecer. No momento de servir cortar nas linhas anteriores até ao fundo.
6. Decorar com flores de lavanda secas.

Extremamente fácil de fazer e muito boa. Eu pessoalmente prefiro outro género de sobremesas, mas a outra cobaia adorou!



Espero que gostem!