sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Arroz de pleurotus - 2º Aniversário do Tertúlia dos Sabores

Hoje o Tertúlia dos Sabores está em festa! E para me juntar à festa aderi à sugestão da Moira e escolhi uma receita do seu blog. No meio de tanta deliciosa, optei pelo arroz/risotto de frango e cogumelos eryngii.



O problema é que eu tenho de meter o dedo em tudo, e o arroz de frango e cogumelos eryngii, passou a arroz de pleurotus, no entanto, acho que é esse exactamente o charme dos blogs de culinária, pegar numa receita e adaptá-la ao nosso gosto e à nossa despensa.



Deixo assim aqui a minha adaptação deste arroz que fez uma refeição maravilhosa por estes dias de Outono!

Ingredientes:

200 g de cogumelos pleurotus
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1/4 colher de sobremesa de cardamomo
Arroz carolino
Caldo de galinha (aromatizado com rosmaninho)
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Parmesão ralado
Vinho tinto
Sal e pimenta

Preparação:

1. Num tacho saltear o alho e a cebola picados, até estarem macios, adicionar os cogumelos arranjados e cortados em tiras e deixar cozinhar até estarem com uma cor ligeiramente dourada.
2. Adicionar o arroz, temperar com sal, pimenta e cardamomo, mexer e adicionar um pouco de vinho tinto. Cozinhar um pouco.
3. Adicionar um pouco de caldo de galinha, ir mexendo sempre e acrescentando mais caldo consoante ele se vai evaporando. Adicionar o molho inglês, continuar a mexer e a adicionar caldo até o arroz estar cozido mas inteiro. Apagar o lume e adicionar o queijo ralado e servir de imediato.

Deixo aqui os meus parabéns à Moira pelo seu blog cheio de fotografias lindas de coisas deliciosas!

A todas, um bom fim-de-semana!