quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pudinzinhos de limão

A-D-O-R-O estes pudinzinhos! Para começar, sou fanática por limão, depois o buttermilk, ainda realça mais o seu sabor, para além disso tem poucas calorias (para uma sobremesa), e é rápido de fazer!

Ao ser cozido em banho-maria, resulta numa camada inferior em creme cítrico e uma camada superior em bolo leve este também cítrico :D Paraíso! Também podem servir com coulis de frutos vermelhos, para adoçarem ainda mais a boca :D



A receita fui buscá-la ao blog Palmabella's Passions.

Ingredientes (para 8 tacinhas destes ou uma taça grande)

1 chávena de açúcar
1/3 chávena de farinha
1 pitada de sal
4 ovos separados
1 1/2 chávena de buttermilk (mais sobre buttermilk aqui)
Raspa de 2 limões (confesso que uso o dobro)
1/2 chávena de sumo de limão

1 chávena=1 cup=237 ml

Preparação:

1. Aquecer o forno a 180 ºC. Colocar um tabuleiro com água, de modo a que venha a cubrir 3/4 das tacinhas dos pudins.
2. Bater o açúcar com a farinha.
3. Noutra tigela bater as gemas com o buttermilk, raspa de limão e sumo de limão, até ficar homogéneo. Juntar à mistura anterior, misturar.
4. Bater as claras (usei o meu speedy!!) em castelo. Juntar delicadamente à mistura das gemas. Distribuir pelas tacinhas com cuidado.
5. Levar ao forno, no banho-maria (se necessário adicionar mais água) e cozer até ficar dourado por cima (aproximadamente 40 minutos).

Podem servir quente (escaldando, no meu caso, que não tenho paciência para esperar), mornos. Podem guardar no frigorífico até 3 dias, reaquecendo-as no microondas antes de servir.


Espero que gostem! Agora deu-me vontade de fazer outra vez! :D