quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gelados de limão e de maracujá

Já comprei mais uma ajudante para a minha cozinha! Uma máquina de gelados! Depois de me aconselhar com a Gasparzinha, que me deu logo muitas dicas, lá ganhei coragem e comprei. Tenho a dizer que, para quem gosta de gelados, é uma excelente compra, e há agora máquinas bem baratas!

Já me aventurei muito, mas neste momento o de limão é o meu preferido (não é surpresa, pois não? :P). Estes foram feitos com o que considero ser neste momento o meu gelado base, a receita inicial foi adaptada do blog The Repressed Pastry Chef.



Gelado de limão e buttermilk:

Ingredientes:

500 ml de buttermilk (podem usar leite)
400 ml de natas UHT (ou 200 ml de natas + 250 ml de mascarpone)
200 g de açúcar
Raspa de 2 limões
60 ml de sumo de limão

Preparação:

1. Juntar o sumo de limão e a raspa com o açúcar.
2. Bater as natas até levantarem (mas não até ficarem firmes), se se utilizar a mascarpone, juntar e bater.
3. Juntar o açúcar e o leite ás natas e bater.
4. Colocar na máquina de fazer gelados, e ao fim de uns 40 minutos está pronto. Colocar no congelador e retirar 10 minutos antes de servir.

Gelado de maracujá:

Ingredientes:

460 ml de leite (podem usar buttermilk)
400 ml de natas UHT (ou 200 ml de natas + 250 ml de mascarpone)
200 g de açúcar
100 ml de polpa de maracujá passada sem sementes (usei de lata)

Preparação:

1. Juntar o sumo de maracujá com o açúcar.
2. Bater as natas até levantarem (mas não até ficarem firmes), se se utilizar a mascarpone, juntar e bater.
3. Juntar o açúcar e o leite ás natas e bater.
4. Colocar na máquina de fazer gelados, e ao fim de uns 40 minutos está pronto. Colocar no congelador e retirar 10 minutos antes de servir.

Notas/sugestões:

- O buttermilk tem menos gordura do que o leite, assim o gelado fica mais light, mas também um pouco menos cremoso, ainda que nada de significativo.
- O gelado de maracujá tem um sabor pouco intenso, podem aumentar um pouco a quantidade de polpa, reduzindo na quantidade de leite, no entanto, há que ter em atenção que o leite iria contribuir mais para a cremosidade do gelado.

Espero que gostem! :D