terça-feira, 21 de abril de 2009

Panna Cotta com cobertura de morango

Esta foi a sobremesa que decidi fazer à última da hora para o domingo de Páscoa, e foi a que acabou todinha :) Já tinha esta receita da Elvira anotada há algum tempo, e como tinha feito um doce de morango no dia anterior, achei que era o dia ideal para o fazer.

A textura da Panna Cotta é uma delícia, fresquinha, e a cobertura de doce de morango torna-a mesmo especial. Só faltou mesmo ser mais fotogénica :)



Para a Panna Cotta:

Ingredientes:

600 ml de natas líquidas
50 g de açúcar
3 folhas de gelatina incolor sem sabor

Preparação:

1. Demolhar as folhas de gelatina por 10 minutos numa tigela com água fria.
2. Colocar as natas num tacho pequeno e juntar o açúcar.
3. Aquecer em lume brando sem parar de mexer. Logo que começar a ferver, retirar o tacho do lume e deixar repousar por 10-15 minutos.
4. Escorrer muito bem as folhas de gelatina, espremendo com as mãos para eliminar todo o líquido, derreter as folhas de gelatina um pouco no microondas (com pouca potência).
5. Incorporar a gelatina às natas ainda quentes, sem parar de mexer até ficar dissolvida por completo.
6. Distribuir o preparado por ramequins ou formas. Deixar amornar e reservar no frigorífico por pelo menos 6 horas (não se assustem, inicialmente está completamente líquido, mas depois endurece).
7. Antes de servir espalhar a cobertura por cima (ou depois de se desenformar, caso tenham feito em formas individuais).

Para a cobertura:

Ingredientes:

600 g morangos
250 g açúcar amarelo
1 pau de canela

Preparação:

1. Colocar todos os ingredientes na MFP no programa compotas.

Experimentem, é sem dúvida excepcional :) Espero que gostem!