segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Bolo Rei perfeito!

Esta é a receita de Bolo Rei que se faz aqui em casa há 5 anos, é delicioso e incomparável com os de compra. Antes de comprarem Bolo Rei, espreitem a lista de ingredientes, isso de certeza que vos fará voltar atrás parar comprar os ingredientes para fazerem em casa. E é tão simples!


Esta receita já está aqui postada na versão MFP, agora deixarei aqui como a faço na Yammi. Rende um Bolo Rei grande ou dois pequenos.


70 g de açúcar
Casca de 1 laranja e de um limão
120 g de leite
70 g de manteiga
3 gemas
20 g de fermento fresco
20 g de sumo de laranja
30 g de vinho do Porto
420 g de farinha com fermento (foi necessário talvez mais 100 g no meu caso)
300 g de mistura de frutos secos (miolo de noz,pinhões,amêndoa,avelã,passas) e cristalizados
Compota para pincelar

1. Colocar no copo o açúcar e a casca da laranja e do limão e programar 20 segundos na velocidade 9, para os pulverizar. Com a ajuda da espátula, fazer descer o que se acumulou nas paredes do copo.
2. Acrescentar a manteiga e o leite e programar 2 minutos, na velocidade 3 a 37 ºC. De seguida, programar 1 minuto na velocidade 8.
3. Adicionar as gemas, o fermento de padeiro, o sumo de laranja, o vinho do Porto e programar 15 segundos na velocidade 4.
4. Juntar a farinha e misturar 45 segundos na velocidade 3.
5. De seguida amassar, regulando 3 minutos na velocidade 1. No final do tempo programado, a massa não deverá ficar agarrada às paredes do copo. Se tal acontecer, polvilhar as paredes do copo com um pouco de farinha e voltar a amassar uns segundos na mesma velocidade.
6. Deixar a massa levedar, dentro do copo de mistura, cerca de 2 horas.
7. Depois da massa ter duplicado de volume, juntar os frutos secos e a fruta cristalizada e programar 1 minuto na velocidade 1.
8. Retirar a massa do copo e amassar com as mãos até formar uma bola, polvilhando com farinha. Formar um rolo com a massa e dispor de forma circular, unindo as pontas. Colocar o bolo-rei sobre um tabuleiro forrado com papel vegetala. Deixar levedar, novamente, num local temperado cerca de 1 hora e 30 minutos (ou até que tenha duplicado de volume).
9. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Pincelar a massa com a compota e decorar com os frutos secos e cristalizados. Levar a cozer cerca de 20 minutos ou até dourar.

Espero que gostem!