domingo, 22 de maio de 2011

Refeição bebé 4 meses na BIMBY

Aos 4 meses começámos as sopas e pouco depois as frutas, como boa-boca que é a minha menina, adorou tudo! Teve alguns problemas para comer à colher, mas depressa se resolveu com muita paciência e amor de ambas as partes.

Faço na bimby, então é essa a preparação que aqui vou deixar, mas prepara-se de igual modo num tacho. Mas o conselho que dou é que quem possa, compre-a. Para esta etapa (e as seguintes) vale todo o investimento!



Preparação da fruta (2 dias):

400 g de água
2 peças de fruta (maçã ou pêra)

1. Colocar a água no copo e a fruta descascada e em pedaços pequenos no cesto. Seleccionar 100ºC, velocidade 4, 15 minutos.
2. Reservar a água resultante noutro recipiente. Colocar a fruta no copo e um pouco da água que se reservou, de modo a que fique com a consistência desejada. Triturar 15 segundos na velocidade 5-7-9. Guardar em recipientes próprios no frigorífico.
3. Retirar aproximadamente 60 ml da água obtida e guardar num recipiente para oferecer ao bebé para beber pois tem nutrientes que se devem aproveitar. A restante água é utilizada na preparação da sopa.

Preparação da sopa:

Base:

Batata branca
Batata doce
Cenoura
Abóbora

Legumes a adicionar a cada semana intercaladamente:

Alface
Bróculos
Espinafres
Agriões
Alho francês
Cebola
Courgette
Nabo
Feijão-cerde

Sopa para 2 dias:

250 g dos legumes acima (base + 1 adicional em pequena quantidade)
Azeite
Água reservada da cozedura da fruta

1. Colocar os ingredientes acima e seleccionar 100ºC, 18 minutos, velocidade 2 (o azeite pode ser adicionado de início ou no fim, pois na bimby não há uma excessiva saturação da gordura).
2. No fim da cozedura corrigir a quantidade de água se necessário e triturar na velocidade 5-7-9 durante 15 segundos.

E assim, sequencialmente e rapidamente, se prepara a fruta e a sopa para os nossos filhotes. A sopa fica mais docinha pois utiliza-se a água da cozedura da fruta e pelos restos de fruta triturada que ficam no copo.

Espero que sirva de ajuda :)