domingo, 4 de outubro de 2009

Empadão de alheira, cogumelos e espinafres

Hoje trago mais uma receita da gasparzinha...penso que já o disse aqui, mas o blog desta mulher é sempre uma inspiração!



Para não variar, fiz as minhas alterações, e esta receita (tal como diz a gasparzinha) é mesmo assim, é óptima para adequar ao conteúdo dos nossos frigoríficos! Fica aqui a receita que fiz.

Ingredientes (3 pessoas):

Puré

160 g de batatas
350 g de abóbora (sem casca e partida em pedaços)
150-200 g de leite
1 colher de sobremesa de manteiga
Sal, noz-moscada e pimenta

Molho bechamel

3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
500 ml de leite
Sal, pimenta, noz moscada

Empadão:

1 dose de puré
1 alheira
100-150 g de cogumelos de paris frescos laminados
250 g de espinafres frescos
6 dentes de alho
1 dose de bechamel
20 g azeite

Preparação:

1. Preparar o puré. cozer os legumes partidos em pedaços no leite (usei a panela de pressão). Quando cozido, esmagar, levar de novo a lume brando e acrescentar leite até ter a consistência a gosto, a manteiga e os temperos. Colocar no fundo de um recipiente.
2. Preparar o molho bechamel. derreter a manteiga num tacho, em lume brando. Acrescentar a farinha e misturar muito bem até a mistura ficar espessa e dourada. Verter o leite e mexer sem parar com uma vara de arames, até o molho levantar fervura. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Deixar ferver em lume brando, sem parar de mexer, durante 2 minutos ou até o molho ficar espesso.
3. Picar 3 dentes de alho e colocá-los com metade do azeite numa frigideira. Juntar os cogumelos e saltear. Retirar a pele à alheira e adicionar, salteando por mais uns minutos. Distribuir por cima do puré.
4. Usando a mesma frigideira, colocar os outros 3 dentes de alho e o restante azeite e saltear os espinafres (lavados e arranjados), manter em lume brando até que as folhas dos espinafres quebrem, sem deixar que cozinhem demais. Colocar sobre a alheira.
5. Cobrir com o molho bechamel, polvilhar com pão ralado e levar ao forno a 180ºC até dourar.

Servir com salada!



Ficou mais que aprovado, fiz também um recipiente individual para a minha avó, e ela adorou, já me quer dar uma alheira para eu fazer mais! :D Quando é assim, o dia está ganho! :D

Experimentem!